terça-feira, 1 de julho de 2014

OBRIGADO



Recentemente o meu filho fez o seu exame de Taekwondo para cinto vermelho/preto... e eu ainda me lembro do primeiro dia que o levei a experimentar esta arte marcial... saiu a chorar porque o mestre falava "estrangeiro" e aos berros e ele não percebia nada... hoje, é um dos seus orgulhos, é o seu desporto.


O que me levou a levar o meu filho a uma aula destas, não foi apenas a curiosidade, foi o facto de ter sido alvo de "buling" na escola, foi o facto de ser um miudo com uma auto-estima baixa, de não acreditar nele como eu acreditava...hoje, é um adolescente seguro de si, confiante, estável, que sabe o que quer e de bem com a vida... é assim que vejo o meu filho. Sim é um adolescente como outro qualquer, faz disparates, asneiras, mas também ajuda o próximo, ama com todo o coração, é responsável e bom aluno, educado e por tudo isto o meu orgulho! Hoje vejo um adolescente sereno e completo!

No entanto, o seu caminho tem sido partilhado por muitos, desde os pais, padrasto e madrasta (já sei são palavras feias, mas neste caso não), uma "irmã" do coração, avós, tios, tias, professores e também amigos que o ajudaram a crescer e é por isso que aqui deixo o meu OBRIGADO!

Quando iniciou este desporto, pouco sabia sobre ele, mas uma das primeiras lições foram os 5 principios do Taekwondo:

Cortesia (YE UI) - A Cortesia deve estar sempre presente nas relações com terceiros, representa o respeito pelo próximo, a modéstia, o humanismo e a delicadeza.


Integridade (YOM CHI) - Ser integro deve ser uma das qualidades do praticante de Taekwondo. A integridade passa por fazer no dia a dia aquilo que está correcto numa perspectiva social, nunca prejudicando terceiros com as nossas acções.

Preserverança (IN-NAE) - O praticante deve a todo o momento ser capaz de dizer “vou conseguir mais”. Nunca deve desistir perante as dificuldades, encarando cada uma como uma nova oportunidade de dar o melhor que existe em si.

Auto-dominio (GUK-GI) - A capacidade de execução de uma técnica está intimamente ligada com a capacidade de a controlar.

Espirito Indomável (BAEKJUL - BOOLGOOL) - O praticante deve desenvolver o seu espirito como uma arma capaz de o motivar na perseguição dos seus objectivos. Uma pessoa possuidora de um espírito forte deve em qualquer circunstância manter a via escolhida sem hesitações e sem receios, lutando até ao fim pelos princípios que norteiam a sua vida.

E estes são os principios a que tenho assistido em todos os treinos e em todas as atitudes do meu filho, e dos que o acompanham nesta jornada.


Ao mestre Miguel Dinis... OBRIGADO pela paciência, cumplicidade, amizade e carinho com que sempre o trataste, com que o levaste a adorar o Taekwondo. Obrigado por não teres desisitido quando tantas vezes te apeteceu voltar costas, obrigado por teres insistido em levá-lo contigo ;)



Ao Hugo, João, Caneta e Gustavo... obrigado pela paciência para aturar este adolescente que quer que puxem por ele e às vezes se torna "melga", obrigado por exigirem dele o melhor que pode dar.

MUITO OBRIGADO por fazerem parte da vida e aprendizagem do meu filho!

Sem comentários: